terça-feira, 20 de novembro de 2018

Tapete Persa - ROTENTIX


A primeira faixa do álbum "A Volta dos Pintos Carcomidos" já começa com a bateria metralhando, com muita energia e mostrando que neste álbum, ela alcançou seu maior esplendor nas mãos de Kiko. Com uma letra que fala sobre um termino de relacionamento, virando a página para novos horizontes e deixando claro suas atuais circunstâncias. Diferente daquelas músicas bregas e vazias do sertanejo universitário que tentam trazer a mesma carga, por sua vez, "Tapete Persa" tem muito mais originalidade, conteúdo e reflete uma mensagem positiva. Pois, no passado ela passa uma ideia de sofrimento e trauma, mas que após determinado tempo, o elemento apontado pela música, superou essa fase e viu que as marcas do passado ficaram apenas no tapete persa. Então a letra da música pode significar mais de um gênero, dependo do ângulo em que se vê. Muitas pessoas podem achar engraçado a ideia de que o cara vomitou no presente da sogra e a namorada ou esposa ficou furiosa, partindo para uma agressão verbal. Eu fiquei analisando a letra e pensei: Talvez o sujeito já estivesse cansado demais de ser tratado daquela forma e todos os problemas do relacionamento o levaram a desabar, causando a vontade de abandonar o barco e pedir as contas. Muitos relacionamentos acabam após essas pequenas discussões que vão virando um gigante Frankenstein, então acredito que essa é a trajetória da música, até chegar no momento de superação, ao ponto do sentimento de liberdade, do peso tirado das costas, das férias divertidas e tudo mais.

Para as pessoas que não estão familiarizadas com o nome "Tapete Persa", o mesmo são aqueles tapetes com arte tribal, aonde apresentam aquela arte que segue um padrão geralmente circular ou quadriculado. Ou seja, aqueles tapetes que tem na casa das suas avós ou mamães hahaha.


Um lance interessante a respeito da música, é que ela cita o "Pinhal" como referência de local para os passeios na época do Carnaval. No começo, eu fiquei na duvida se ela se tratava do município de Pinhal que fica mais ao norte ou a Praia de Pinhal, também conhecida como Balneário Pinhal, mas  me lembrei que o Douglas andou viajando pra lá um tempo atrás, então acredito que a segunda alternativa seja a resposta certa.

O instrumental da música também é muito bom, eu não tenho muita sabedoria pra usar termos técnicos, mas gosto muito de quando acaba o trecho cantado e as notas vão descendo. Esse lance das notas descendo lembra um pouco o que os "Mamonas Assassinas" fizeram em "Vira Vira", só que eles desciam e subiam as notas.

Outro lance bastante engraçado, é que a primeira vez que eu ouvi esse som, me lembrei de um meme. Por causa da parte "Minha querida". Escuta só o refrão hahaha:


"Tapete Persa" foi uma boa escolha para abrir o álbum? Acredito que sim! Ela tem energia, é direta, rápida, acho que foi uma boa escolha. Eu já me acostumei com a ordem da tracklist e gosto muito! No primeiro momento achei ela diferente de tudo que já havia ouvido dos Rotentix, mas depois percebi o quanto ela seguia as características da banda e que fazia jus a abertura do álbum, lembrando de músicas como a própria "Comédia" que abre o álbum "Miserável", que fala sobre se divertir de maneira simples, que fala sobre praia e também trazia elementos negativos que eram superados por otimismo e pelas coisas que citei anteriormente.

Sua composição foi feita por volta de 1996, na época em que os guris iam para o Timbuca.

Seguirei falando sobre as outras músicas do álbum, vamos ver no que da! 

Valeu, gurizada!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário